quarta-feira, janeiro 03, 2007

Sobre uma visão Mágica, para começar o ano.

Fernando: Eu falo durante o show que se as pessoas quiserem podem copiar o meu CD e divulgarem entre elas. Das duas mil pessoas que tiverem no show se uma quiser comprar e o resto piratear pode fazer. Eu vendo a cinco reais e para piratear o cara vai ter praticamente o mesmo custo. Então na verdade ninguém pirateia justamente por isso. Pelo contrário, nosso público entende a relação que a gente tem com a cultura, eles entendem o que outros músicos e outros artistas estão passando. Então eles dizem “poxa é por ai”. Eu conheço muitos outros músicos que começaram a divulgar as músicas na Internet, o CD, os trabalhos as poesias. Isso que é importante. Isso que é o grande sarau. Fazer o nosso país compartilhar coisas, idéias, musicas, educação, sabedoria, a sabedoria não tem dono, a arte não tem dono ela tem alguém que produz e para produzir isso precisa de um respaldo para ser executado. Se a música faz algum sentido para você de alguma maneira ela te pertence. Isso pode ser até uma coisa filosófica. Aquilo que é diferente e não te agrega você não imprime. Se a música fez sentido pra você, não tem que proibir na Internet e em nenhuma outra mídia. Por isso que eu estou falando dessa pirataria saudável que é compartilhar a arte. Tornar a arte cada vez mais acessível, isso sim.













Fernando:
Quando eu estou dizendo pirateiem o meu trabalho eu estou dizendo compartilhem a música, porque até mesmo compartilhando música na Internet estão tentando proibir. Isso é proibir o acesso à cultura é proibir o acesso de outras pessoas com músicos e com seus trabalhos. E se não for através de um meio livre como é a Internet, ninguém mais vai conseguir escutar coisas novas. Porque essas mesmas multinacionais compram os espaços das rádios para anunciar as músicas de trabalho deles. Essas mesmas multinacionais compram o espaço na televisão para divulgar o trabalho deles. Então na verdade é uma palhaçada todo o sistema que comanda hoje a cultura do Brasil.

Fernando: Hoje em dia a pirataria é necessária e só existe porque na verdade sete, oito multinacionais cuidam de toda a parte musical do nosso país - a Universal a EMI, a Virgin e outras tantas, que entram Brasil, pegam artistas locais, produzem, lançam CD, por até R$ 60 e nenhum real vai para o artista. Naturalmente vendendo um CD por R$ 60, você já está excluindo grande parte da população que não tem como comprar o CD. Eu por exemplo sou um cara desses. A indústria fonográfica no Brasil hoje mais de 60% do que é comercializado é pirata. Não porque o povo é do mal, não é isso, mas porque é um absurdo ninguém fazer nada contra esse crime que é as multinacionais entrarem e venderem discos por preços absurdos. Então se nós somos uma trupe independente e conseguimos vender um CD por R$ 5 como é que as multinacionais vendem à R$ 60?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial